12 de fevereiro de 2012

NÃO FAÇA ISSO; LEIA A MATÉRIA. ECOLOGIA EM PRIMEIRO LUGAR


Desperdício NÃO – O meio ambiente agradece


QUANDO FOR A UM RESTAURANTE USE SEU PRATO PARA O PRINCIPAL E TAMBÉM PARA A SOBREMESA A NATUREZA AGRADECE  

Você troca de prato nas refeições de sua casa?
   Você troca de prato nas       refeições de sua casa?
Fomos almoçar num restaurante próximo a nossa residência e encontramos uma fila a espera de pratos, quando algo nos chamou a atenção. O restaurante é de porte médio, com boa movimentação. Algumas pessoas já estavam reclamando da falta de pratos para servir-se, quando o garçom disponibilizou várias pilhas sobre o balcão.
                Ocorre que acabamos sentando próximo ao bifê e observamos novamente as pessoas reclamando da falta de pratos. O mais pitoresco foi que algumas das pessoas já haviam se servido uma primeira vez e retornavam para novo ataque às guloseimas disponibilizadas sem os seus respectivos pratos.
                Num momento em que vemos enorme preocupação com o meio ambiente, campanhas múltiplas acontecendo, escolas dirigindo seus projetos com esta finalidade, observamos pessoas exigindo a troca de pratos a cada vez que vai se servir. Ora, se para que cada um dos, talvez trezentos clientes, houver o uso de dois pratos para o seu atendimento, serão seiscentos pratos a serem lavados e secos. Olhem que alguns usam mais do que dois!
                Somemos a isto, gasto de água – tesouro precioso em extinção – de detergente, de mão de obra e de manutenção. Alguns pratos correm o risco de serem quebrados, concordam?
                Você troca de prato nas refeições de sua casa? Vamos parar com a hipocrisia de fazer na rua coisas que não fazemos em casa.
                É certo que alguém, provavelmente uma “especialista” em boas maneiras, tenha realizado esta “invenção” desproposital. Ou alguém que possua “vestígios” da Idade Média… Os tempos são outros! A vida requer mais praticidade. Mesmo contando com empregados eles não são serviçais! Há de se pensar em economia em todas as instâncias! E não alegue que o primeiro prato “ficou sujo”, pois vai dar a entender que você comeu sujeira. É isto que aconteceu?
                Sejamos modernos, humanos, conscientes da nossa responsabilidade com a natureza, com o meio ambiente, com nossos semelhantes e, principalmente com nós próprios. Afinal, comer em vários pratos estimula a gula e auxilia na obesidade! Pense nisto…
Theophilo Paim Netto– Morador do Bairro Bom Fim- Porto Alegre - paim@portoweb.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente aqui